quarta-feira, 11 de maio de 2011

Exit Through the Gift Shop

Olá!
Hoje venho com uma Bela - com B maiúsculo! - indicação!
Semana passada tive que fazer um trabalho para a disciplina de História da Arte com base em um filme. Foi a melhor surpresa que tive em algum tempo.
Na minha opinião, Exit Through the Gift Shop é genial!
O filme é dirigido por Banksy - aquele famoso artista de rua, que nunca se identifica publicamente - e narra a história de Thierry Guetta. Thierry é pirado (!) e tem uma mania de registrar tudo com sua câmera filmadora. Até que um dia decide filmar seu primo, Space Invader, fazendo sua Street Art. A partir dai ele vai cada vez mais se misturando com este mundo clandestino, e num belo dia, lhe surge a oportunidade de ficar cara a cara com Banksy, o artista de Street Art mais idolatrado no mundo.
Alguns duvidam da veracidade do documentário, dizendo que ele é muito bem estruturado, extremamente engraçado, muito bem articulado pra ser verdade. Pode ser até que seja tudo uma farsa, mas mesmo se for ele ainda assim é genial. O fato de ser ou não ser real não lhe tira a validade, já que o documentário extravasa a sua duração, pois traz ao espectador alguns questionamentos como: (nas palavras da Isa) o que é arte nos meios atuais? Como a arte ganha o status de 'arte'?  O que se faz a partir da arte? e como ela pode repercutir?
Traz até mesmo de volta aquele antigo questionamento, surgido com A Bruxa de Blair, se devemos ou não devemos, se temos ou não temos o direito de mostrar ao público fatos não reais como se fossem verídicos.



Trailer (que não faz jus ao filme!):



Primeira parte do filme:
http://www.youtube.com/watch?v=Ixi2uKBK_v8&feature=related

É isso aí!




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário